Carregando
> Criação de Login e E-Mail Institucional > Acadêmico

Passos para obter um E-mail Acadêmico – UFGD

1.Verificando e-mail de recuperação/alteração de senha

 

Todo acadêmico(a) que deseja ter seu e-mail da UFGD, deverá obrigatoriamente alterar sua senha de acesso ao UFGDNet e a rede.

Antes disso, torna-se essencial que o aluno(a) verifique se já tem cadastrado um e-mail alternativo para alteração/recuperação de senha. Para isso, acesso o sistema UFGDNet através do link: https://ufgdnet.ufgd.edu.br/ e acesse o link do seu perfil no menu superior direito, conforme mostra a imagem abaixo:
 


 

Após clicar no link Perfil será apresentado as seguintes informações:
 


Nesse caso temos um acadêmico que possui tanto o e-mail principal, quanto o e-mail alternativo corretamente cadastrados. Caso você não tenha nenhum dos e-mails cadastrados ou seu e-mail alternativo esteja errado, clique no botão Alterar Email e prossiga com a mudança. Mais informações de como mudar esse e-mail podem ser obtidas no seguinte artigo do sistema de ajuda: https://ajuda.ufgd.edu.br/artigo/422.

Se quiser encurtar esses dois passos para verificar o perfil, basta acessar diretamente o seguinte link: https://ufgdnet.ufgd.edu.br/perfil/.

 

2. Alterando senha do UFGDNet

Acessando novamente o menu superior direito, clique na opção senha, como mostra a imagem abaixo:
 

Realizado o acesso ao link Senha, será aberta a seguinte tela mostrada a seguir preencha os campos de Senha atual, Nova senha e Confirmar senha e clique no botão Alterar.

 


Após isso você irá receberá um e-mail confirmando sua alteração no seu e-mail alternativo cadastrado.

 

IMPORTANTE: A nova senha deverá preencher os seguintes requisitos:

  1. Não conter o nome da conta ou mais de dois caracteres consecutivos de partes do nome completo do usuário;

  2. Ter pelo menos oito caracteres;

  3. Conter caracteres de três destas quatro categorias:

  1. Não pode ser as últimas 4 senhas utilizadas;

  2. Os requisitos 1, 2 e 3 devem ser respeitados na criação de novas senhas.

Maiores informações sobre a norma de alteração de senha pode ser obtidas no seguinte link: http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/COIN/Norma_alteracao_senha.pdf .


3. Recuperando/Alterando senha


Para recuperar/alterar a sua senha, torna-se primordial que anteriormente você tenha cadastrado um e-mail principal e/ou um e-mail alternativo como indicado no passo 1. Acesse o link: https://ufgdnet.ufgd.edu.br/, clique no botão Fazer login e depois no link Não consigo acessar a conta, conforme mostra a figura abaixo:
 


Depois disso, aparecerá a seguinte tela, na qual você deverá digitar seu login acadêmico:
 

 

Após clicar no botão recuperar, uma mensagem deverá mostrada na tela e um e-mail será enviado para seu e-mail principal e/ou alternativo. Proceda com as instruções que serão enviadas para seu e-mail e caso tenha problema e/ou dúvidas, consulte nosso sistema de ajuda em: https://ajuda.ufgd.edu.br/artigo/421.

 

3. Primeiro acesso ao e-mail acadêmico

O(a) acadêmico(a) deverá acessar ao seguinte link: http://webmail.academico.ufgd.edu.br e colocar seu login de acesso com a seguinte regra:

primeiro nome + ponto final + último sobrenome + primeiros três dígitos do CPF

Exemplos:

Nome: João da Silva Souza Oliveira

CPF: 12345678901

Login: joao.oliveira123

 

Nome: Tereza Cristina Silva da Silveira

CPF: 98765432109

Login: tereza.silveira987

Identificando seu login, agora basta acessar seu e-mail, conforme mostra a imagem abaixo:




Caso não aparecerá o complemento @academico.ufgd.edu.br, o(a) acadêmico(a) deverá digitá-lo. Se por ventura o primeiro acesso seguindo essa regra do e-mail não funcionar com seu login, procure um técnico de laboratório de informática.

Ao entrar no e-mail, você concordará com os termos de uso, conforme mostra a imagem abaixo:



Bem-vindo ao seu e-mail acadêmico. Orientamos que utilize esse e-mail apenas para fins acadêmicos.

Pontos importantes:

  1. As alterações de senha somente poderão ser realizadas através do sistema UFGDNet;

  2. O acesso ao UFGDNet, SIGECAD-Academico(acadêmicos de graduação) e wi-fi eduroam, permanecem sendo pelo CPF do acadêmico;

  3. Após a alteração de senha nos passos 2 ou 3, as senhas salvas em navegadores(Google Chrome, Mozilla Firefox, MS Edge, Internet Explorer, Opera…) para acesso aos sistemas da UFGD deixarão de funcionar;

  4. Dispositivos móveis conectados a rede eduroam deverão ser novamente configurados e/ou terem suas senhas de acesso alteradas;

  5. O e-mail é uma ferramenta de uso acadêmico. Por isso não realize cadastro do mesmo em sites de compras, jogos ou vincule o mesmo com redes sociais ou com qualquer serviço com finalidade diferente da educacional;